Hoje em dia o Magic está se tornando um esporte cada vez mais caro, com a entrada de novas “idéias” da wizards, o jogo apenas vem encarecendo, coisas como as Mystics Rares, só fizeram com que cartas ficassem absurdamente caras, cartas como Elspeth de Alara, que desde que foi lançada ainda é uma carta top e que tem jogado muito no ambiente standart. Outra não muito surpresa, mas que todos saberíamos que apareceria em pelos menos um deck foi o nosso conhecido amigo Jace, The Mind Sculptor, desde que apanhou de Chandra o maguinho andou aprimorando seus conhecimentos e voltou muito aloprado.


Mas a grande surpresa foi com a saída da última parte do bloco de Zendikar, Rise of Eldrazi ou Ascensão dos Eldrazi, Gideon Jura é o nome do mais novo cavalo dos decks control atualmente. A habilidade de chamar a atenção é muito boa para tirar a visão dos outros planeswalkers que estão em jogo, com os 3 conseguimos montar a base de um dos decks mais caros e que mais estão jogando no atual ambiente de Magic t2 atualmente o Super Friends. Vamos as listas:

Super Friends - Jerry Ellenberg

1st no Nacional do Alamaba, USA.


Maindeck:
Creatures
4 Wall Of Omens
Enchantments
3 Oblivion Ring
4 Spreading Seas
Instants
4 Path To Exile
Planeswalkers
3 Ajani Vengeant
3 Elspeth, Knight-errant
3 Gideon Jura
3 Jace, The Mind Sculptor
Sorceries
2 Day Of Judgment
3 Divination
2 Martial Coup
Basic Lands
4 Island
1 Mountain
5 Plains
Lands
3 Arid Mesa
4 Celestial Colonnade
4 Glacial Fortress
3 Scalding Tarn
2 Tectonic Edge

Sideboard:
3 Kor Firewalker
2 Meddling Mage
3 Wall Of Denial
2 Flashfreeze
4 Negate
1 Day Of Judgment



Com uma rápida olhada podemos notar o potencial tanto financeiro quanto o potencial explosivo do deck, as Walls of Omens, seguram bastante o jogo no inicio e ainda dão o draw que ajuda muito, path to exile serve para tirar aquele bicho enorme que está na sua frente atrapalhando seu jogo, oblivion ring entra para tirar os Emrakuls que estão em alta com a vinda do Brilhant Ultimatum, e os Spreadings Seas atrapalham bastante, decks como jund ou cruel já que eles dependem de certas manas especificas. O deck ainda encontra respostas para decks de rush como Naya e Allies, com Day of Judgement ou Martial Coup, é barato e ainda te dá possibilidades de limpar a mesa. Divination é o draw que o deck não tem, draw mesmo, sem outro efeito, comprar 2 cartas te dá um draw vantage absurdo.




Os planeswalkers são um caso a parte, geralmente é bom começar com Gideon ou Elspeth, os dois se protegem então começam bem o jogo, Elspeth não perde marcadores, então ela tem uma vantagem de que sempre está perto do “ultimate” enquanto o Gideon além de chamar a atenção só pra ele, destruir a criatura virada ainda pode se tornar uma criatura 6/6 pelo custo de “0” que tem todo dano causado nele prevenido, então o oponente joga aquele raio safado nele o dano é prevenido e ele não perde marcadores =D ou seja é muito difícil matar o nosso camarada, outra coisa que atrapalha muito é quando você baixa o Jace, Mind Sculptor, que em conjunto com qualquer um dos dois atrapalha bastante, com a habilidade Brainstorm de “0” além de ser capaz de devolver bichos para a mão do oponente ainda pode ver o topo do deck, olhando assim se não vem um “bligtning”, um “open the vault” ou até mesmo aquele “Vampiro the Hexmage” que visam apenas o planeswalker. O engraçado é que o deck usa apenas uma montanha para utilizar o Ajani, Vengeant que atrapalha o jogo tanto quanto o Jace, deixar uma permanente virada é uma mana a menos, fora que pode ser aquela Celestial Colonnade ou então outro land que possa vir a te atrapalhar com um efeito grande.



O deck tem muito potencial fora que tem se mostrado muito consistente no ambiente, no Nacional do Alabama do top 8, cinco eram Super Friends diferentes, logo isso mostra o quanto o deck tem se mostrado forte no ambiente, e como é possível ganhar de junds da vida, a grande reclamação de todos era que o jund estava ganhando gás enquanto os outros decks do ambiente estavam se tornando mais fracos. Entretanto com a entrada do Super Friends o ambiente tem se modificado, junto com a entrada do deck ainda vieram também decks como o Pollymorph, ou o Brilhant Ultimatum que também tem se mostrado forte e consistente.



O mana pool do deck consiste em usar os Fetchs lands para buscar os lands que estão faltando, como também para poder filtrar o deck, diminuindo assim a chance de comprar outro land que poderia ter vindo outra coisa. Tectonic Edges, retira aquele terreno incomum do jogo que vem te atrapalhando como Valakuts, Colonnades e afins, fora que usar Colonnades também ajuda a bater o land se torna bicho com Vigilância, ou seja se tiver mana bate e ainda bloqueia! Bem eficaz.

O sideboard do deck é bem interessante, cartas como Meddling Mage tornam o jogo de um polymorph ou cruel bem difíceis, Kor Firewalker joga muito bem contra os mono reds que aparecem, parando com estilo goblin guide e dando aquele life que você precisa se faltar alguma carta na hora “H”, Wall of Denial, é ótima contra decks de muita destruição quanto Burns, shroud e fly para muita coisa, principalmente por voar, e para completar Negate e Flashfreeze para anular qualquer inconveniências que apareçam pela frente.

Por enquanto é isso vamos discutir os pontos fracos e fortes do deck e ver como ele vai se comportar com a entrada das novas edições!

0 Responses to 'Analise do ambiente Internacional. Como funciona o Super Friends?'

Postar um comentário